TEATRO MUNICIPAL DE ASSIS “PADRE ENZO TICINELLI” COMPLETA, HOJE, 30 ANOS DE INAUGURAÇÃO

O Teatro Municipal de Assis é referência entre os locais que possibilitam acesso à arte e cultura na região

Inauguração do Teatro Municipal (Imagem cedida de Arquivo Particular)

“O Teatro Municipal de Assis vem sendo modernizado e aprimorado, para que seja cada vez mais um local acolhedor e seguro, que possibilite o acesso à arte e cultura para todos os cidadãos Assisenses e também da região. Iniciamos em 2018 diversas adequações, de AVCB, acessibilidade, substituição de rede elétrica e execução de projeto de climatização, por meio de instalação de aparelhos de ar condicionado. Nosso propósito, agora, será substituir o carpete, dentre outras modernizações que estão em vista.” (Secretário de Cultura Emerson Carlos Gonçalves)

Histórico

O Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli” foi inaugurado em 25 de abril de 1992 com a apresentação do espetáculo “Quadrante”, peça representada pelo ator e autor Paulo Autran.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro Municipal dispõe, hoje, de 440 lugares. Seu palco e caixa cênica são de qualidade excepcional, com resultados acústicos que surpreendem técnicos e especialistas.

O prédio anexo ao Teatro dispõe de salas de aulas de ballet e música onde são atendidos mais de 1.000 alunos por ano, por meio de projetos executados pela Secretaria Municipal de Cultura.

Na década de 1940 o edifício foi construído com a finalidade de abrigar o Centro Católico da Catedral de Assis, com o respaldo da comunidade católica da Paróquia da Catedral e instruído pelo Padre Enzo Ticinelli, membro do Instituto Missionário Italiano. O prédio do Centro Católico revela linhas originais de modelos e estilos da arquitetura italiana.

Até 1965 essas instalações abrigaram diversas atividades culturais. Depois desse período, funcionou como Cine São Vicente Essa nova função do prédio, no entanto, não impediu que fossem mantidas as suas características originais.

Nos anos de 1980, com a desativação do cinema, um grupo formado por professores, intelectuais, trabalhadores e profissionais liberais conseguiu devolver-lhe as funções, criando a Comissão Pró-Teatro, para preservar o espaço do cinema, ainda desativado, e para dotá-lo de condições que permitissem a sua utilização para espetáculos cênicos.

No dia 17 de setembro de 1982 a lei nº 2.169 autorizou o Poder Executivo local, mediante aluguel, a utilizar o prédio para promoção de artes cênicas e de programações artísticas e culturais no município.

Assim surgiu o Teatro São Vicente. Em 1986, o Cine Teatro São Vicente foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.

Em 1990 foi autorizado um crédito especial para a aquisição do imóvel (lei no. 2759 de 14/03/1990). No ano seguinte teve início a restauração e reforma do prédio, com a finalidade de adequá-lo às funções de um Teatro Municipal. Não foi permitida qualquer alteração da planta original, considerando sua condição de bem cultural de valor histórico desde 1986.

O Teatro foi administrado pela FAC – Fundação Assisense de Cultura de 1988 até 2017, quando passou a ser gerido pela Secretaria Municipal de Cultura de Assis.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email