Casa de Taipa

Informações/Serviços:

Na Casa de Taipa são desenvolvidas diversas atividades, dentre eventos e visitas guiadas com diversos grupos, juntamente de festas tradicionais voltadas para a cultura caipira do interior do estado de São Paulo.

Fachada da Casa de Taipa "José de Freitas Garcez"

Endereço:  Rua Palmares, 382 – Centro
CEP:  19800-230 – Assis/SP
Telefone:  (18) 3321-3957
E-mail: cultura@assis.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h. (Entrada gratuita)

Saiba mais:

HISTÓRICO

A Casa de Taipa “José de Freitas Garcez” integra o acervo de edificações administradas e preservadas pela Secretaria de Cultura do Município de Assis, por meio do MAHA – Museu e Arquivo Histórico de Assis. Trata-se, portanto, de patrimônio arquitetônico da região.

Constitui uma das edificações remanescentes do ciclo tropeiro, no interior do Estado de São Paulo. A rota dos tropeiros foi criada pelos tropeiros paulistas, entre os séculos XVIII e XIX, que partiam de Sorocaba para adquirir muares no sul do Brasil. Foi doada à Prefeitura Municipal de Assis em 1969, pelo assisense Monsenhor Floriano. Pertenceu à família Garcez e, em 1917, abrigou o primeiro Cartório de Paz da cidade.

Foi construída em 1914, de acordo com uma técnica difundida desde o período colonial no Brasil.

O acervo existente neste local, conta com diversas peças, entre elas destacam-se os móveis, as ferramentas, os arquivos e livros, dentre outros, revelam-se também, exemplares do tropeirismo, temática que permeia a história de Assis e região.