MAHA

HISTÓRICO:

O MAHA – Museu e Arquivo Histórico de Assis foi instituído pela Lei Municipal 2.594 de 20 de dezembro de 1988, sendo administrado pela Prefeitura Municipal de Assis, por meio da Secretaria de Cultura.

A formação do acervo do Museu Histórico teve origem na doação de documentos reunidos pela SEP – Sociedade de Estudos do Vale do Paranapanema, criada em 1968, que desempenhou papel fundamental na formação do acervo e na criação do museu.

O acervo do MAHA é composto por conjuntos de documentos que descrevem a expansão territorial e os modos de viver e fazer do oeste de São Paulo, no início do século XX. Os grandes conjuntos são formados pelo acervo do Museu do Ferroviário “Agenor Francisco Felizardo”, desativado em 2013, pela coleção “Tropeiros”, pelos arquivos pessoais “Dona Pimpa” e “Joshey Leão”, e, também, por coleções pedagógicas de fósseis, numismática, pedras e peças têxteis (vestuário/uniformes), dentre outros documentos.

O acervo do MAHA pode ser visto em diversos locais da cidade, como na CASA DE TAIPA “José Freitas Garçez”, no ESPAÇO DA MEMÓRIA, e no CENTRO CULTURAL “Dona Pimpa”.