Sobre

Informações/Serviços:

A Secretaria Municipal de Cultura é o órgão gestor da cultura na cidade de Assis. Possui ações em parceria com diversas instituições para promoção de atividades culturais. Proporciona nos seus equipamentos culturais e demais espaços o acesso à cultura, com cursos de formação, visitas guiadas aos Museus e Teatro Municipal, acesso à leitura, por meio da Biblioteca Municipal “Nina Silva”, a realização de eventos e festas tradicionais e a promoção de editais para os setores artísticos e/ou técnicos-artísticos do Município.

 

Saiba mais:

HISTÓRIA

A Cultura na cidade de Assis pode ser interpretada como herança de diversos momentos de ascensão, como na década de 1950, com a ilustre professora Maria Lopes de Campos (autora do hino da cidade de Assis), conhecida popularmente como Dona Pimpa e que esteve à frente de ações de formação cultural, ministrando aulas de música erudita. Destacam-se como espaços utilizados, inicialmente, para as ações culturais, o colégio Santa Maria da Ressureição e o Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”.

Nos anos seguintes foram incorporadas à cultura de Assis diversas modalidades artísticas, como teatro, ballet, capoeira e circo. Houve o avanço do cinema a partir de 1960.

No Ballet, José Leão de Carvalho, também conhecido como Joshey Leão, natural de Assis-SP, foi um ilustre bailarino no cenário internacional na década de 1960, que esteve à frente de sua época. Sua trajetória trouxe notoriedade para o município, embora tendo se apresentado apenas uma vez na cidade. Conquistou diversos prêmios, que se encontram reunidos no arquivo pessoal Joshey Leão, acervo do MAHA – Museu e Arquivo Histórico de Assis, localizado no Centro Cultural “Dona Pimpa”.

Dentre os personagens de destaque, que contribuíram para a história da cultura na cidade de Assis, estão o colecionador de arte popular e fundador do Museu de Pintura Primitiva (1985) José Nazareno Mimessi, junto do artista Sebastião Theodoro Paulino da Silva, também conhecido como Ranchinho, que na década de 1970 realizavam os Salões de Arte e, em 1999, este legado, ganha prédio próprio para abrigar a coleção doada à Prefeitura de Assis, instaurando-se o MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimesse”.

A Secretaria Municipal de Cultura de Assis foi instituída pela Lei 6370 de setembro de 2017. Sua criação substituía a FAC – Fundação Assisense de Cultura (antigo órgão gestor da Cultura Assisense), mantendo sua estrutura organizacional e alterando a administração, com a gestão direta do poder executivo, alinhado ao SNC – Sistema Nacional de Cultura, para criação do Sistema Municipal de Cultura. Neste sentido, a Secretaria de Cultura tem como missão promover a Ação Cultural: com os cursos de formação nas diversas modalidades, como circo, ballet, teatro, dança, música e capoeira, e, também, no fomento de diversos eventos, editais e projetos já realizados no município; juntamente da Preservação do Patrimônio Cultural: com ações de preservação da memória local, salvaguarda, pesquisa e extroversão dos acervos existentes nas instituições museológicas, com o resgate e promoção da diversidade cultural a partir de referências históricas dos costumes da região do Vale do Paranapanema. 

SECRETÁRIO DE CULTURA

Emerson Carlos Gonçalves é músico e educador musical, pós-graduado em Educação Musical pelo Instituto Prominas, licenciado em Música pela Unimes-RJ e graduado em Administração pelo IEDA – Instituto Educacional de Assis. Estudou violão erudito e guitarra MPB/JAZZ, no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí-SP. Foi Diretor Cultural e Administrativo da FAC – Fundação Assisense de Cultura de Assis (2017). Desde 2017 é Secretário de Cultura de Assis-SP. Atualmente é representante regional da Câmara Técnica do CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, nas áreas de Cultura e Turismo.