Biblioteca

Informações/Serviços:

A Biblioteca Municipal de Assis oferece aos usuários o acesso à leitura, por meio de empréstimos de livros de diversas temáticas, mediante apresentação de carteirinha emitida gratuitamente pela biblioteca. O espaço possui uma sala de leitura com exemplares de temáticas infanto-juvenil e romance para serem manuseados. Dispõe de uma base de dados com informações sobre seu acervo bibliográfico, para consulta interna. Neste espaço são desenvolvidos diversos projetos.

Fachada do Centro Cultural "Dona Pimpa" - Biblioteca Municipal "Nina Silva"

Endereço: Rua Dr. Luiz Pizza, 19 – Centro.
CEP: 19800-170 – Assis/SP
Telefone: (18) 3324-4783
E-mail: cultura@assis.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Saiba mais:

HISTÓRIA

A Biblioteca Municipal “Nina Silva” foi criada pela Lei nº 66, de 20 de maio de 1941. O Decreto nº 266, de 11 de novembro de 1965 definiu seu regimento interno. Só então foi possível sua inauguração, com acesso ao público, no dia 20 de maio de 1966, instalada em uma área de 275 m², localizada no 3º andar do Paço Municipal.

Dentre os locais que abrigaram esse acervo bibliográfico destacam-se a Escola Carlos Alberto, a Concha Acústica e o Colégio Santa Maria.

Inaugurada como órgão Municipal, o acervo original totalizava 3800 volumes.

Em 1988, após 22 anos de existência, a Biblioteca Municipal foi transferida para o local que ocupa atualmente, com instalações apropriadas, no Centro Cultural “Dona Pimpa”, localizado na rua Dr. Luiz Pizza, número 19, no centro de Assis.

Ao longo do tempo a Biblioteca Municipal “Nina Silva” vem se aprimorando no atendimento das demandas locais e no desenvolvimento das coleções de livros e periódicos que integram o seu acervo, atualmente de aproximadamente 44 mil exemplares.

Além da área de guarda do acervo, a Biblioteca possui espaço para leitura.

Dentre outros serviços prestados à sociedade assisense destacam-se coleções de publicações e de conjuntos informativos cujos conteúdos tratam de inúmeras temáticas sobre a cidade de Assis. Da mesma maneira, foi reunida uma quantidade expressiva de exemplares com assuntos de interesse infanto-juvenil, contando ainda com jornais, revistas e livros em braile.

 

Galeria de imagens: