MAPA

Informações/Serviços:

O  MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi” é destaque entre os museus de arte popular no Brasil. Seu acervo é composto de peças de diferentes linguagens artísticas produzidas a partir da década de 1950. Neste espaço são desenvolvidos diversos projetos, exposições, ações e eventos voltados para a sociedade.

Fachada do MAPA - Museu de Arte Primitiva de Assis "José Nazareno Mimessi". Foto de Jean Carlos Galvão

Endereço: Avenida Antônio Zuardi, 895 – Parque Ecológico João Domingos Coelho (Parque Buracão) – Vila Operária
CEP:
19804-040 – Assis/SP
Telefone:
(18) 3324-5874
E-mail:
mapa.secretariaculturaassis@gmail.com
Horário de Funcionamento:
De segunda a sábado, das 8h às 17h. (Entrada gratuita)

Saiba mais:

HISTÓRICO 

O MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi” está localizado no parque ecológico “João Domingos Coelho”, conhecido como Parque do Buracão.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura Assis, o acervo do MAPA possui 1658 peças, de diversas linguagens artísticas, como pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas, ocupando lugar de destaque entre as entidades de guarda e preservação da arte popular, primitivista. Dispõe de três salas de exposições, sendo duas para as temáticas temporárias e uma para a exposição permanente.

Instalado em prédio próprio de 517m2 foi construído com a finalidade específica de abrigar um museu de arte, mediante o patrocínio da antiga Telesp – Telecomunicações de São Paulo, por meio da lei Federal de Incentivo à Cultura.

O núcleo inicial do acervo do MAPA foi constituído em 1983, ano de sua fundação, a partir da doação de cerca de 200 obras, feita pelo colecionador de arte popular e pesquisador, autodidata, José Nazareno Mimessi.

O MAPA é avaliado por museólogos e especialistas como um dos mais importantes no gênero naïf, em todo país. Sua importância é enfatizada por críticos como Roberto Rugiero, Antônio Nascimento e Oscar D´Ambrósio.

Entre as obras que integram o acervo encontram-se pinturas de artistas de reconhecida importância para a arte brasileira como Heitor dos Prazeres, Djanira, Antonio Poteiro, José Antônio da Silva, Chico da Silva, Maria Auxiliadora, Zica Bergami, José Vieira Madalena, Eliza Mello, José Coimbra, Bajado e o artista regional Sebastião Theodoro Paulino da Silva, conhecido como Ranchinho.

 

Galeria de imagens: