Abertura da instalação Ayabá Sinestesia de Lara Bottós e Cleber Tasquin

No dia 10 de agosto, sábado, o Museu de Arte Primitiva de Assis (MAPA) será palco para a cerimônia de abertura do Projeto Ayabá Sinestesia. O evento terá início a partir das 20h, com a presença dos artistas, além de debates, mesas redondas e exposição.

*Atualização: o evento estava previsto para ocorrer neste sábado, 3 de agosto, mas foi adiado devido ao falecimento de uma amiga do grupo de artistas.

Segundo os organizadores, trata-se de uma instalação artística elaborada e montada com a proposta de inserir características da cultura afro-brasileira na espacialidade.

O projeto se debruça sobre as religiões de matriz africana, neste caso tendo o Candomblé como destaque, a fim de lançar um olhar atento sobre esses elementos de materialidade, formas, objetos e relações espaciais que se desenvolvem dentro dessa cultura de terreiro que, por muitas vezes, expande suas fronteiras para as artes, como nas artes plásticas e literatura, linguagens assumidas nesta instalação.

Nesse sentido, são evocados os reconhecidos trabalhos de artistas plásticos e escritores como Carybé, Mestre Didi, Augusto Cesar, Rubem Valentim, Pierre Vergè, Abdias do Nascimento e Jorge Amado. Além disso, emergem manifestações artísticas brasileiras que se entrelaçam à temática, como as fitas de cetins, lantejoulas e os fuxicos.

Para a abertura da instalação, além do compartilhamento dos processos de criação dos artistas Lara Bottos e Cléber Tasquin, o evento conta com debatedoras convidadas:

Taynara Rafaela dos Santos, historiadora, co-fundadora do Coletivo Negro Dandara da Unesp Assis e intérprete do Núcleo de Pesquisa em Expressão Corporal (NPEC).

Fariza Barreto Alves, graduanda em Ciências Biológicas pela UNESP Assis. Ativista negra e trans, atuante no Coletivo Negro Dandara.

A exposição ocorre até o dia 3 de outubro, com entrada gratuita. O MAPA fica localizado na Avenida Antônio Zuardi, nas dependência do Parque Buracão.

O projeto Ayabá Sinestesia possui apoio do Coletivo Negro Dandara, Rede Trem Bão e Ponto de Cultura – Galpão Cultural. E é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Municipal de Cultura de Assis através do Proac – Municípios.