Confira a Agenda Cultural de março

Confira a programação da Secretaria de Cultura para este mês

A Secretaria de Cultura de Assis preparou uma agenda repleta de atividades para o mês de março de 2024, oferecendo uma variedade de eventos culturais abertos ao público.

Confira a programação completa:

Dia 01 de março (sexta-feira):

Abertura de visitações nos espaços e museus da Secretaria de Cultura, e agendamentos pelo e-mail: cultura@assis.sp.gov.br. As visitações podem ser agendadas por escolas, universidades e outros grupos de pesquisa interessados. Horários dos espaços de visitação:

• Museu da Agricultura: atendimento somente por agendamento, via e-mail.
  • Casa de Taipa: aberta ao público das 8h00 às 17h00, com agendamentos para visitações via e-mail.
  • Espaço da Memória: aberto ao público das 8h00 às 17h00, com agendamentos via e-mail.

Dia 10/03 (domingo):

Hip Hop na Concha, pela SMC, das 17h00 às 22h00. Batalhas de rima, breaking, DJ’s e outras atividades culturais na Concha Acústica. Evento cultural aberto ao público, em geral e totalmente gratuito.

Dia 11-03 (segunda-feira):

Abertura de 3 exposições no MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi”, das 8h00 às 17h00. Agendamentos via e-mail: cultura@assis.sp.gov.br.

• Exposição Temporária “Fábrica Poética”, do artista Reinaldo F. Bongarten. De 11 de março até 11 de junho de 2024. A exposição apresenta trabalhos artísticos no formato de cartões postais, com composições a partir de formas geométricas e policromia, utilizando o contraste entre as cores e movimentos.
  • Mostra do Acervo “Imagens do Inconsciente”, da artista Eliza Mello. De 11 de março até 11 de junho de 2024. Esta mostra do acervo do MAPA tem como objetivo evidenciar as grandes coleções sob guarda do museu. Entre suas principais funções está a fruição do visitante com o acervo e a construção de narrativas “curadorias” para valorização e comunicação de artistas denominados naifs.
  • Exposição Permanente “Arte Brasileira”, de longa duração. De 11 de março de 2024 até 11 de março de 2029. Arte Brasileira, de modo geral, é toda manifestação artística produzida no território brasileiro. Nesse sentido, a exposição apresenta obras de arte produzidas neste contexto, com mais de 100 obras de artistas variados, com o objetivo de aproximar o público das produções artísticas populares e iniciar um percurso entre o universo lúdico e criativo em direção ao sentido de pertencimento deste território.

Dia 13/03 (quarta-feira):

Audição Musical com Instrutores da Escola Municipal de Música da SMC, às 19h30, na Escola de Música (Rua João Pessoa, 50a). Entrada gratuita.

Dia 16/03 (sábado):

Aulão de Flashback da SMC, às 17h00, no Parque Buracão. Evento cultural aberto ao público, em geral e totalmente gratuito.

Dia 17/03 (domingo):

Assis Rock Concha, pela SMC, das 17h00 às 22h00. Diversas apresentações musicais de rock/pop e outros estilos musicais na Concha Acústica. Evento cultural aberto ao público em geral e totalmente gratuito.

Dia 23/03 (sábado):

Oficina gratuita cultural, presencial: “TIRANDO DO PAPEL: ESTRATÉGIAS PARA PRODUZIR E FINANCIAR PROJETOS CULTURAIS”, com Sonia Kavantan, manhã das 9 às 12h00; tarde das 13h30 às 18h30. Vagas limitadas (20). Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli, Rua Floriano Peixoto, 757, Centro. Acesse o link para inscrição (até 19/03): Link de Inscrição. Redes: Instagram | Facebook.

SINOPSE: Tendo em vista que gestão, estratégia e comunicação são aspectos fundamentais que definem as trilhas que levam ao financiamento de um projeto cultural, esta oficina aborda questões como planejamento, segmentação, prospecção, orçamento, diversificação de fontes, parcerias, storytelling, relatoria e prestação de contas.

Quem é Sonia Kavantan? Sócia da Kavantan & Associados, é produtora cultural, socióloga e pedagoga com mais de 37 anos de experiência. Trabalha com consultoria, formação, coordenação, execução, programação e produção nas mais diversas áreas artísticas. Coordena inúmeros cursos, oficinas e palestras sobre financiamento à cultura e produção, além de atuar como analista de projetos para os setores público e privado.

Realização: Ciclo de Gestão Cultural, que faz parte das Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, em parceria com a Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Dias 22, 23 e 24/03 (sexta, sábado e domingo):

Apresentações culturais diversas, através do projeto Aviva Cultura. A iniciativa é promovida pela ACRIART – Associação Cristã de Artistas através do Programa Nacional de Apoio à Cultura Estadual (PRONAC) e Prefeitura de Assis, através da Secretaria de Cultura. Local: Concha Acústica. Horário: das 17h00 às 22h00. Evento cultural aberto ao público em geral e totalmente gratuito.

Dia 23/03 (sábado):

Projeto Banda na Praça, da SMC, às 20h00, na Basílica São Vicente de Paula (Praça Dom Jose Maritano) – Vila Xavier (após a missa). Evento cultural aberto ao público em geral e totalmente gratuito.