Cultura divulga calendário de eventos para novembro

Assis terá diversas atrações artísticas para todos os públicos

Atenção para o calendário de atividades culturais do mês de novembro de 2023, da Secretaria de Cultura de Assis

05/11-(domingo)- II Encontro de DJ’s, da Secretaria Municipal de Cultura de Assis-SP, com participação de convidados, DJS parceiros e grupos de Flashback

Horário: 17h00 às 22h00

Local- Concha Acústica

Evento gratuito

12/11- (domingo)- “Encontro de Hip Hop- Urban Battles”, do programa Cultura Urbana, com apoio cultural da “Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Associação Paulista dos Amigos da Arte” e Prefeitura de Assis-SP, através da Secretaria de Cultura.

Release: diversas atrações e apresentações de breaking, DJ’s, batalhas de rima e dança

Horário: das 17h00 às 22h00

Local: estacionamento da Praça Walter Mansolelli (atrás do Camelódromo)

Entrada gratuita

14/11- (terça-feira) – Apresentação dos alunos de zumba e flashback da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutores Naldo Aquino e Cristiano Borges)

Local: Escola Municipal de Música (Rua João Pessoa, 50A-Centro)

Horário: 20h00

Entrada gratuita

17/11- (sexta-feira) – Apresentação dos alunos(as) do Curso de Violão Popular, da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutora Flávia Bellote)

Horário: 18:30h

Local: Teatro Municipal (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Entrada Gratuita

17/11- (sexta-feira) – Apresentação dos alunos do curso violão popular da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutor Rafael Oliveira)

Horário: 20h00

Local: Teatro Municipal (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Entrada Gratuita

18/11- (sábado)- Circuito Sesc de Artes, com diversas atrações culturais, em parceria com SINCOVAMA e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Assis-SP

Horário: das 16h00 às 20h00

Local: estacionamento da Praça Walter Mansolelli (atrás do Camelódromo)

Entrada gratuita

19/11- (domingo)- Apresentação dos alunos(as) de Ballet, da Secretaria de Cultura- (Instrutoras Jéssica Racanelli e Fabiana Alves)

Local: Teatro Municipal (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Horário: 20:00 h

Entrada gratuita

25 e 26/11- (sábado e domingo) – O Palco Móvel Festival Abaré de Teatro estará no Parque Colinas de Assis-SP, na Estação Cidadania. A iniciativa realizada pela Companhia Abareteatro, com o apoio do Proac ICMS do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Emcena Brasil, do Programa Energisa Cultural, e conta com o patrocínio do Grupo Energisa e apoio do Instituto Cultural Energisa, em parceria com a Prefeitura de Assis, através da Secretaria de Cultura.

Release:

Durante esses dois dias, o projeto oferecerá diversas atividades culturais e recreativas, incluindo contação de histórias, espetáculos teatrais para crianças e adultos, circo, sessão de cinema, mamulengo e muito mais.

A programação gratuita terá início às 15h e se estenderá até as 21h, proporcionando diversão e entretenimento para toda a família.

O Festival Abaré de Teatro reunirá mais de 30 artistas e técnicos, que apresentarão suas habilidades em dois dias de evento. Com um alto nível artístico e interação com o público, aliado à tecnologia de luz e som, o festival promete proporcionar aos espectadores um momento de entretenimento único, valorizando a cultura popular e o talento nacional, enquanto garante diversão para toda a família.

Além das atrações do festival, a unidade móvel do projeto Nossa Energia, da Energisa Sul-Sudeste, estará presente na Estação Cidadania. Com uma sala multimídia, vídeos educativos e atividades interativas, o espaço oferece aos visitantes a oportunidade de aprender sobre o processo produtivo da energia elétrica, o uso eficiente da energia, segurança e muito mais.

Ainda mais, nos dias 25 e 26/11, famílias de baixa renda, beneficiadas pelo programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), poderão trocar até cinco lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas por lâmpadas novas de tecnologia LED. Para isso, além de entregar as lâmpadas usadas, será necessário apresentar um documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de residência (uma conta recente de energia).

Confira a Programação do Festival Abaré de Teatro:

1º Dia – 25 de novembro (sábado):

15h: Unidade Móvel do Projeto Nossa Energia
15h: “A Menina e o Sabiá” – Espetáculo Musical para crianças
16h: Atividades Recreativas
18h: “As Pelejas de Charles & Latão” – Teatro de Bonecos
19h: Grupo de Professores de MPB/Jazz, da Secretaria de Cultura de Assis

20h: “On Có Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?” – Circo

2º Dia – 26 de novembro (domingo):

15h: Unidade Móvel do Projeto Nossa Energia
15h: “As Peripécias da Princesa Esperta que Criava um Piolho e Não Queria Casar” – Espetáculo Musical para crianças
16h: Atividades Recreativas
18h: “A Galinha Galinácea Margarina Fala Fina” – Contação de Histórias
19h: “Cine Curta Brasil” – Cinema
20h: “Casa Grande & Sensala – Manifesto Musical Brasileiro” – Espetáculo Musical para adultos
Serviço:

Festival Abaré de Teatro – Um Show de Cultura Pertinho de Você
Local: Estação Cidadania – Parque Colinas – Assis / SP
Dias: 25 e 26 de NOVEMBRO
Horário: Das 15h às 21h
Entrada gratuita e classificação livre

25/11- (sábado)- Apresentação dos alunos(as) do curso Ballet Baby, da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutora Natália Kill)

Horário: 18:30h

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Entrada gratuita

25/11- (sábado)- Apresentação dos alunos(as) do curso Ballet, da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutores Ricardo Orso e Danilo Alves)

Horário: 20h00

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Entrada gratuita

26/11- (domingo)- Apresentação dos alunos(as) de Teatro, da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutor Ricardo Bagge)

Horário: 18h30

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Entrada gratuita

26/11- (domingo)- Apresentação dos alunos(as) de Capoeira, da Secretaria de Cultura de Assis-SP- (Instrutor Márcio Aurélio)

Horário: 20h00

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Entrada gratuita

30/11- (quinta-feira) – Oficina Ponto MIS – “Como estruturar a sua história”, com André Pacano, através do Programa “Ponto Mis” (de formação e difusão cultural) e Secretaria de Economia Criativa, em parceria com Prefeitura e Secretaria de Cultura de Assis-SP.

Vagas: 30 vagas

Inscrição gratuita pelo link (até dia 29/11)

Duração: 4 horas

Classificação: a partir de 12 anos

Horário: das 13h00 às 17h00

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Sinopse:

A partir de uma aula teórico-prática sobre a Jornada do Herói, com base nos livros “O herói de mil faces”, “A Jornada do escritor” e “Save the cat”, a oficina se propõe a ensinar aos alunos como funciona a estrutura de uma narrativa, seja ela voltada para cinema, TV, literatura, teatro, HQ e outras formas de se contar histórias. Na primeira metade, vamos entender o conceito de narrativa clássica e detalhar os principais pontos estruturais da Jornada do Herói, que serve de base para contar qualquer história. O Mundo Comum, o Chamado à aventura, a Travessia do primeiro limiar, etc, serão explicados de forma didática e jovial, com diversos exemplos do cinema para ilustrar a teoria. Ao final da parte teórica, os alunos vão entender o conceito de “Beat Sheet” e como funciona a estrutura de qualquer história. Depois, vamos partir para os exercícios práticos: primeiro, será exibido um curta-metragem ou piloto de série na íntegra para os alunos identificarem os principais pontos estruturais daquela história. Vamos discutir cada ponto daquele filme/série e tirar as dúvidas restantes. No final, eles serão convidados a desenvolver os principais pontos estruturais de uma história autoral. Os voluntários irão ler em voz alta e receber consultoria do próprio projeto, podendo tirar dúvidas e aprofundar os conceitos de sua própria história. Ao final da oficina, o aluno vai ter entendido o conceito teórico da jornada do Herói e aplicado na prática, tanto na análise de um filme/série, quanto na criação de sua própria narrativa.

Sobre o oficineiro:

André Pacano é Roteirista e Produtor de conteúdo audiovisual. Trabalhou 6 anos como Produtor Multimídia do MIS-SP. Como roteirista, desenvolveu a 2ª temporada de “Os Under-undergrounds” (TV Cultura/Nickelodeon), série finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022; o spin off “Under-chibi”; o especial “Dia de Brincar” (Nickelodeon) e o programa “Som e Prosa” (TV UNESP). Diretor e roteirista do curta-metragem “Reflexos deLa”, premiado em 2 festivais com 5 prêmios. Finalista do FRAPA 2019. 3º lugar no ROTA 2020. Selecionado para o Núcleo Criativo da Tocantins Filmes em 2021. Semifinalista do FRAPA 2021 e do GUIÕES 2022. Finalista do I Festival de Séries de NH. Presta serviços de roteiro para Rede Snack, escrevendo para influenciadores e atendendo a clientes como VIVO, RI HAPPY, Multilaser e Guaraná – considerada o melhor perfil de TIKTOK pelo TIKTOK AWARDS – entre outros. Formado em Comunicação Social: RTV pela UNESP, em Roteiro pela AIC, em Direção de Cinema e Direção de Fotografia pela LAFilm e em Roteiro de animação pela Benditas Narrativas.

01/11 a 15/12 – Exposição Fotográfica “Tem Preto”, estará aberta ao público na Casa de Taipa “José de Freitas Garcez”, durante todo o mês de novembro (mês da consciência negra), através da parceria entre as Secretarias da Saúde e Cultura de Assis-SP.

“TEM PRETO!” é uma exposição fotográfica representativa de personalidades negras brasileiras, que são destaques em diversas áreas de atuação, como Medicina, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Política, Cultura, Arte, Esporte, entre outras. O discurso racista acerca do que “é” ser negro, apresenta os corpos negros como feios, de cabelos tidos como “ruim”, com lábios denominados “beiços”. Durante séculos, a beleza padrão e de indivíduo perfeito sempre foi a do homem branco, acarretando sofrimento a quem não possui tais características. A luta pela representatividade e a resistência dos povos negros, frente ao racismo, tem possibilitado a ressignificação dessas existências, por meio do empoderamento e valorização das culturas negras.

Neste sentido, esta exposição pretende constituir-se enquanto ferramenta de representatividade e de identificação para a população negra.

À mostra fotográfica apresenta, também, o evento “Saúde Mental da/o Trabalhadora(or) Negra(o)”, realizado no dia 29 de setembro de 2023, com o objetivo de estabelecer um espaço de reconhecimento e de fortalecimento de trabalhadoras/es negras/os do SUS e, da mesma maneira, valorizar a cultura negra e emponderá-la pela sua beleza, reafirmando o compromisso de combater o racismo institucional.

Local: Casa de Taipa

Horário: das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00

Entrada gratuita


30/11- Apresentação da Orquestra e Coral Municipal da Secretaria de Cultura de Assis-SP

Local: Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli (Rua Floriano Peixoto, 747-Centro)

Horário: 19h30

Retirada dos ingressos no Teatro Municipal (do dia 06/11 ao dia 30/11), das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, mediante apresentação do documento de CPF ou RG.

Entrada gratuita

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/CULTURA

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email