CULTURA EM MOVIMENTO: Dia dos Museus em Assis

No dia 27 de Fevereiro de 2023, foi sancionada a lei que institui o dia dos museus no município de Assis-SP

O Prefeito Municipal José Fernandes sancionou a lei que institui o dia dos Museus em Assis. A data escolhida é 12 de março, em virtude do aniversário do ilustre José Nazareno Mimessi.

Mimessi foi diretor do Museu de Arte Primitiva de Assis e esteve a frente de diversas ações voltadas para a valorização do patrimônio artístico brasileiro. Durante os anos de 1980 a 1991 se correspondeu com diversos artistas e museus. Foi um articulador e admirador da arte popular. Doou sua coleção particular de 204 obras de arte para a Prefeitura Municipal de Assis, em 1983, um ano após a criação do museu.

O MAPA está entre os museus mais importantes de arte popular no Brasil, por preservar, pesquisar e divulgar este acervo de enorme importância. Atualmente estamos em manutenção das áreas expositivas, que apresentará uma nova exposição permanente e outras duas temporárias, explorando temas como memória e arte brasileira.

Sabemos da importância deste bem e, desde 2018, estamos realizando melhorias neste equipamento cultural, progredindo na manutenção predial e de novas exposições. Entendemos o impacto que este cartão-postal de nossa cidade tem, quando explorado em parceria com educação e turismo e nesta direção que nos propomos olhar”.

O município de Assis possui também o MAHA – Museu e Arquivo Histórico de Assis, que conta com diversas coleções de caráter pedagógico. Para o ano de 2023 estão previstas novas exposições, dos arquivos pessoais “Dona Pimpa” e “Joshey leão”, que serão instalados no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”, previstas para agosto. Ainda em 2023 está prevista a restauração da Casa de Taipa, visando a conservação deste patrimônio arquitetônico, dentre outras exposições que serão realizadas neste espaço.

A lei, de autoria dos vereadores Gerson Alves e Fernando Sirchia, juntamente do Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rodolfo Hansted, e Secretaria de Cultura, visa garantir visibilidade para os museus municipais

Esteja por dentro das ações realizadas nos Museus de Assis através da Agenda Cultural, no nosso site. Mais informações estão disponíveis nas páginas “Museus” , no site: cultura.assis.sp.gov.br