EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE EM MOVIMENTO: Prefeitura inicia o ‘Programa de Formação’ para os professores da Rede Municipal de Ensino

Aulas reúnem cerca de 750 docentes da Rede Municipal de Ensino

Foto: Departamento de Comunicação

Iniciado no dia 1 de agosto, o Programa é fruto de ações conjuntas entre as Secretarias da Educação e Cultura do Município, com temas ligados a Arte, Educação e Cultura, com eixo central na formação dos professores municipais visando à compreensão de conceitos como: patrimônio cultural artístico, histórico e museus.

O início das aulas reuniu cerca de 750 docentes da Rede Municipal de Ensino, com a participação dos secretários de Cultura, Emerson Gonçalves e Dulce de Andrade Araújo, da Educação, a dirigente de Regional de Ensino do Estado, Marlene Barch Dib, e os responsáveis pelas oficinas, palestras e formações, Célia Reis Camargo e Carlos Marcelino.

O Secretário de Cultura, Emerson Gonçalves agradeceu a colaboração de todos no projeto, e esclareceu que esta ação se trata da realização de uma das diretrizes da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do acesso aos bens culturais, direcionada em três importantes pontos que são: descentralização da cultura no Município, parceria com a Educação e promover a formação dos professores no conhecimento dos Museus de Assis.

Ele destacou também a parceria com a Educação, junto às escolas municipais com a formação de fanfarras, grupos de sopros, corais, circo, dança e capoeira, entre outros, atendendo crianças e adolescentes e agora a formação dos professores no conhecimento dos Museus de Assis.

A secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo destaca a importância dessas ações entre as Secretarias visando oferecer formação continuada aos docentes.

“Esse trabalho com a Cultura abre várias possibilidades para que nossos professores tenham experiências com esses conhecimentos, para desenvolver essas a habilidades com os alunos nas visitas aos museus” comenta Dulce.

A Dirigente Regional de Ensino, Marlene Barchi Dib parabenizou a temática da formação para os professores ressaltando que os conteúdos ligados à arte e cultura, além de ampliar o repertório cultural de alunos e professores, contribuem também para o desenvolvimento das competências socioemocionais.

“A arte se relaciona com os nossos sentimentos, nos torna mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia” diz Marlene.

O prefeito José Fernandes enfatiza que a atual gestão esta focada nas parcerias entre todas as Secretarias, e parabeniza a iniciativa: “Como historiador posso afirmar que esse trabalho é fundamental e trará um impacto positivo no processo ensino e aprendizagem dos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino” finaliza.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA.