WORKSHOP E EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: Arte ou Artesanato?

Iniciativa apoiada pela Lei Federal nº 14.017/2020 – Aldir Blanc, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura de Assis-SP.

De 27 de junho a 27 de julho de 2022

Local: MAPA – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi”

Horário: das 8h às 17h

Entrada GRATUITA

A palavra arte, que vem do latim “ars”, corresponde ao termo grego “tékne”. Ambas as definições podem ser traduzidas como as técnicas, os meios para se criar, fabricar ou produzir algo. Hoje o conceito se perdeu da palavra “arte” e deu sentido aos valores compartilhados pelo cientificismo acadêmico, ou vendidos pelo “mercado da arte” como “superior”. E o artesanato ou as coisas que antes eram feitas com as mãos, com a matéria da natureza, trabalhada desde o bruto à peça final, a identidade dos povos do “Brasil” e do mundo perderam seu valor histórico, político, social, ambiental, educacional e passaram a ocupar posição de “folclore” ou desprovidas de sentimentos e complexidades.

O artesanato está presente desde o princípio da “humanidade”. A primeira ferramenta, a primeira arma, a primeira vestimenta, em fim… tudo era feito à mão com materiais da natureza. E cada povo, em seu movimento, encontrou a sua forma de fazer.

O saber/fazer artesanal, vive um momento delicado de desvalorização e pré-conceitos diante as outras “linguagens”. Com o avanço da industrialização e da virtualidade o artesanato perde espaço para produtos importados e perde pessoas pela falta de contato que leva o desinteresse.

Qual será o futuro do artesanato?

A exposição “ARTE OU ARTESANATO?”, é um desafio e tem como objetivo provocar e promover uma mostra de uma pequena parte que é o todo do artesanato, do saber/fazer do povo do vale Paranapanema. Será exposto peças em técnicas de trançado em palha, entalhe, joalheria e cordões. O objetivo é refletir os saberes e fazeres de mulheres e homens do interior SP, e mostrar que ainda hoje elas estão vivas, ressignificando o saber artesanal pela fé na vida simples. Resistindo e enfrentando a falta de políticas públicas.

Espassarin Artesanal