Museu de Arte Primitiva de Assis é reaberto dia 19 de outubro

O Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi”, instalado no Parque “João Domingos Coelho”, será reaberto na sexta-feira, 19, às 19 horas, após ter passado por reformas e melhorias, subsidiadas pelo projeto PROAC, de incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

As melhorias foram na manutenção geral do prédio, pintura, remodelação das salas de exposição e reserva técnica, recatalogação e higienização do acervo, que inclui mais de 1.400 obras como pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e obras do tipo naif, popular e indígena, além de objetos tridimensionais de diferentes técnicas e artistas. No local também se encontram mais de 100 obras de Ranchinho, Sebastião Theodoro Paulino da Silva, o assisense que impressionou o mundo com suas obras, apesar de ser analfabeto e apresentar desvios comportamentais.

O prefeito José Fernandes destaca que as políticas públicas voltadas para a cultura devem ter a participação coletiva, pois a história não pode se perder, porque quando isso acontece certos grupos sociais ficam desprovidos de memória.

“Os esforços para sermos incluídos nesse projeto foram grandes. A Secretaria da Cultura atendeu a todos os requisitos para que a nossa história não se perdesse pela precariedade de infraestrutura e manutenção das peças. Este é um espaço que exprime a cultura da nossa cidade, inclusive do artista Ranchinho mundialmente conhecido”, diz o prefeito.

O MAPA é aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para visitação. Escolas ou grupos de pessoas podem fazer agendamento para vistas coletivas monitoradas pelo número de telefone (18) 3324-5874.