Oficina: COMO OS LIVROS SE TORNAM FILMES

Através da Secretaria de Cultura, será realizada a oficina “Como os livros se tornam filmes”, no dia 23/04 às 18h, viabilizada pela parceria com o “Pontos MIS”, programa do Museu da Imagem e do Som e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sinopse: As diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Filmes estudados: “O Poderoso Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível”; e “Janela Indiscreta”.

Oficina: COMO OS LIVROS SE TORNAM FILMES

Ingresso: Gratuito

Duração: 4h

Classificação: A partir dos 14 anos

Local: Teatro Municipal de Assis – Rua Floriano Peixoto, 757.

Inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4HH71F4AzH77mWSEJRF3JGAfaZXqvMWW4Hg5UwJiaEtj29w/viewform?usp=sf_link

Sobre o oficineiro:

MARCELO LYRA

Professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.